Café Casa da Música
- Showcase de compositores britânicos
- Philip Venables, Edmund Finnis, Emily Howard, Daniel Kidane

-
Philip Venables, Edmund Finnis, Emily Howard, Daniel Kidane
Apresentação de Cathy Graham
O arranque do Ano Britânico é o pretexto para trazer ao Café Casa da Música quatro compositores que se têm revelado na última década como valores seguros de uma nova geração.
A música de Philip Venables aborda frequentemente temas como a violência e a política e tem sido apresentada em vários países. Foi Soundhub Associate na Sinfónica de Londres e, no período 2013-2016, Compositor em Residência Doutoral na Guildhall School of Music & Drama e Royal Opera House, onde foi estreada a sua ópera 4.48 Psychosis – que resultou num UK Theatre Award.
Edmund Finnis é Compositor em Associação da London Contemporary Orchestra e tem desenvolvido uma relação próxima com a London Sinfonietta que já incluiu a interpretação e gravação de várias encomendas. Recebeu um Paul Hamlyn Foundation Award for Artists em 2012 e foi Compositor Residente no Chelsea Music Festival 2013 em Nova Iorque.
Conhecida pela ligação especial da sua música à ciência, Emily Howard conquistou a crítica com a obra Magnetite, encomenda da Capital Europeia da Cultura Liverpool 2008. Nesse ano recebeu o Prémio de Composição Paul Hamlyn. A música vocal e a orquestral têm especial relevância na sua obra, com estreias nos grandes palcos europeus – os BBC Proms 2016 incluíram a estreia do seu Concerto para orquestra Torus. Ganhou o British Composer Award 2012.
Daniel Kidane está actualmente em residência na Sinfónica de Londres no âmbito do programa Soundhub. Recebeu um Prémio de Composição da Royal Philharmonic Society e a sua música é tocada regularmente no Reino Unido e noutros países. Está envolvido no grande projecto internacional que visa completar o Orgelbüchlein de J. S. Bach.
O showcase é apresentado por Cathy Graham, actual Directora de Música do British Council em Londres.
-
-
Comentários