-
Natural de Pisa, Francesco Filidei é diplomado pelo Conservatório Luigi Cherubini em Florença e pelo Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris.
Como organista e compositor, foi convidado para participar em importantes festivais internacionais de música contemporânea. A sua música tem sido tocada por várias orquestras de classe mundial — tais como WDR, SWR, Sinfónica da Rádio de Viena, ORT, RAI, Filarmónica de Tóquio, Rádio da Baviera, La Verdi, Filarmónicas de Monte Carlo, Nice, Picardie, Helsínquia, Vilnius e Varsóvia, Sinfónica da Bretanha, Filarmónica do Luxemburgo, Orquestra do México — e pela maior parte dos ensembles especializados, em salas de concerto de Berlim, Colónia, Essen, Hamburgo, Paris, Tóquio, Viena, Munique, Zurique e Los Angeles.
Francesco Filidei é laureado com o Prémio de Música de Salzburgo (2006), o Prémio Takefu (2007), o Prémio Ernst von Siemens (2009), a Medalha Picasso-Miró da UNESCO pelo International Rostrum of Composers (2011), o Prémio Abbiati (2015), Les Grands Prix Internationaux du Disque da Académie Charles Cros (pelo álbum Forse em 2016) e a Comenda da Fundação Simone e Cino Del Duca atribuída pela Academia de Belas-Artes Francesa (2018).
Filidei beneficiou de uma bolsa da Akademie Schloss Solitude (2005); em 2006 e 2007 foi membro da Casa de Velázquez; em 2012 foi Pensionnaire na Villa Medici; recebeu uma bolsa da DAAD em Berlim. Tem sido compositor em residência de numerosos ensembles e festivais de música e tem ensinado composição em variadíssimas instituições pelo mundo.
Em 2016, foi nomeado Chevalier des Arts et des Lettres pelo Ministro Francês da Cultura. Tornou-se consultor musical da Fondazione I Teatri di Reggio Emilia (Itália) em 2018 e Director Artístico do festival de música contemporânea Controtempo da Villa Medici em Roma.
A primeira ópera de Filidei, Giordano Bruno, foi estreada em 2015 na Casa da Música e tem sido apresentada em teatros de toda a Europa desde então. A sua ópera mais recente, L’inondation, com libreto de Joel Pommerat, foi composta para a temporada de 2019 da Opéra Comique de Paris.
2020
-
- Ver & Ouvir
-
- Documentos
- Documentos associados
-
- Download
- Programa de sala - Remix Ensemble e Coro Casa da Música - 20 out 2020
- PDF / 193,0Kb
-
Obras de Lindberg, Dufourt e Filidei.
-
- Download
- Programa de Sala - Remix Ensemble Casa da Música - 12 set 2015
- PDF / 3,6Mb
-
Música de Francesco Filidei e libreto de Stefano Busellato.