Jorge Prendas

Porto, 1968

  • Jorge Prendas concluiu o Curso Geral de Composição no Conservatório de Música do Porto com Fernando Lapa. Licenciou-se em Ensino da Música/Composição na Universidade de Aveiro, em 2003, tendo estudado com Evgueny Zouldilkine e João Pedro Oliveira. Obteve um “encouragement” no Festival Internacional de Música Electrónica Música Viva 2002 e teve uma obra seleccionada para o Seoul International Computer Music Festival 2002. Em 2003 obteve uma menção honrosa no Festival Internacional Música Viva, com uma peça que foi igualmente executada no Festival Synthèse em Bourges (2004). Tem composto para as mais diversas formações, tendo já sido editadas em disco e em livro várias das suas obras.

    Leccionou em vários conservatórios e academias de música, sendo actualmente professor na Academia de Música de Espinho e na Escola Profissional de Música de Espinho, onde foi coordenador do curso de prática orquestral entre 2005 e 2007.

    É Coordenador do Serviço Educativo da Casa da Música desde Setembro de 2010, com o qual vinha colaborando desde 2007. Foi director artístico das “Histórias do Norte” (2008) e “Histórias do Sul” (2009), espectáculos criados para a Sala Suggia da Casa da Música, e foi orientador do Curso de Formação de animadores musicais. Colaborou igualmente com a Orquestra Nacional do Porto em actividades pedagógicas. 

    Desenvolve trabalho noutras áreas musicais, como é o caso do quinteto a cappella Vozes da Rádio que ajudou a criar em 1991. Com este grupo já gravou oito discos assinando a maior parte dos arranjos e originais, assim como a produção musical.


  • Obras relacionadas

      • Ordernar por

    • more