Ryan Wigglesworth

Reino Unido , 1979

  • Ryan Wigglesworth é considerado um dos mais notáveis compositores-maestros da sua geração. Em Setembro de 2015 iniciou funções como Maestro Convidado Principal da Orquestra Hallé. É actualmente Compositor em Residência na English National Opera (ENO) e fez uma residência na Orquestra de Cleveland nas duas temporadas entre 2013 e 2015, como Daniel R. Lewis Composing Fellow. Como maestro, o seu repertório estende-se da música barroca à contemporânea.

    Dirigiu a ópera The Minotaur de Birtwistle para a Royal Opera House, Covent Garden; Caligula de Glanert, Carmen e Così fan tutte para a ENO; e concertos com inúmeras orquestras conceituadas como a Filarmónica de Londres, a Philharmonia, a Sinfónica Cidade de Birmingham, a Filarmónica Real de Liverpool, a Sinfónica da BBC, a Sinfónica Escocesa da BBC, a Orquestra Nacional de Gales da BBC, a Orquestra de Câmara Escocesa, o Grupo de Música Contemporânea de Birmingham, a Orquestra de Câmara dos Países Baixos, a Sinfónica Alemã de Berlim e, nos BBC Proms, com a BBC NOW e a Britten Sinfonia. Inaugurou o Festival de Aldeburgh 2012 com a interpretação de obras de Oliver Knussen (Where the Wild Things Are e Higglety Pigglety Pop!), celebrando o 60º aniversário do compositor.

    Entre os seus compromissos recentes e próximos, trabalha com a Chamber Orchestra of Europe, a Sinfónica da Rádio da Baviera, a Sinfónica de Bamberg, a Junge Deutsche Philharmonie numa digressão pela Alemanha, a Sinfónica da BBC, a Sinfónica Escocesa da BBC e a Orquesta Nacional de Gales da BBC. Apresenta-se como solista-maestro no Concerto para piano n.º 9 de Mozart com a Royal Northern Sinfonia, a Orquestra do Ulster, a Filarmónica de Bergen e a Sinfónica Cidade de Birmingham. Interpretou a sua obra Echo and Narcissus no Festival de Aldeburgh 2014 e no Wigmore Hall em 2016, e a sua peça mais recente para orquestra, Études-Tableaux, foi estreada em Cleveland e em Londres, no início de 2015.

    Ryan Wigglesworth dirigiu a estreia da sua primeira ópera, The Winter’s Tale, na English National Opera com encenação de Rory Kinnear, em Fevereiro de 2017. Em Maio seguinte, a sua encomenda orquestral mais recente foi estreada pela Orquestra do Concertgebouw, sob a sua direcção. Inaugurou o Festival de Aldeburgh 2017, dirigindo Sonho de Uma Noite de Verão, e regressou aos Proms em Agosto com a Orquestra Nacional de Gales da BBC.

    A gravação de obras orquestrais de Harrison Birtwistle por Ryan Wigglesworth com a Hallé, para a NMC, foi premiada pelas revistas Gramophone e BBC Music, eleita disco do ano pela Time Out New York e incluída na lista dos Melhores Discos de 2011 pelo Sunday Times. O seu ciclo de canções orquestrais Augenlieder (estreado pela soprano Claire Booth sob a direcção do compositor no Barbican, em 2009) conquistou o prémio de música vocal nos British Composer Awards 2010.

    Natural de Yorkshire, Ryan Wigglesworth estudou no New College de Oxford e na Guildhall School of Music & Drama. Entre 2007 e 2009 foi Leitor na Universidade de Cambridge, onde foi também Fellow do Corpus Christi College.

     


    2017

  • Obras relacionadas

      • Ordernar por

    • more