-
O maestro e compositor norte-americano Brad Lubman conquistou largo reconhecimento ao longo das últimas duas décadas pela sua versatilidade, pela técnica apurada e pelas interpretações profundas. Requisitado pelas principais orquestras da Europa e dos EUA, tem mantido colaborações regulares com agrupamentos como a Sinfónica da Rádio Bávara, as Sinfónicas NDR e WDR e a Sinfónica Alemã de Berlim.
Para além de uma agenda preenchida na Alemanha, é frequentemente convidado a dirigir algumas das principais orquestras mundiais, entre as quais a Orquestra do Real Concertgebouw, a Filarmónica da Radio France, a Filarmónica de Los Angeles, a Sinfónica de São Francisco, a Orquestra do Maggio Musicale Fiorentino, a Sinfónica Nacional Dinamarquesa e a Sinfónica de Xangai. Tem trabalhado também com alguns dos mais importantes agrupamentos europeus e americanos de música contemporânea, tais como Ensemble Modern, London Sinfonietta, Klangforum Wien, Musikfabrik, Ensemble Resonanz, Los Angeles Philharmonic New Music Group e Steve Reich and Musicians. Recentemente trabalhou com grandes orquestras como a Sinfónica da BBC, a Filarmonica della Scala e a Sinfónica da Rádio de Berlim. Em 2021/22 dirige as Sinfónicas da SWR, da NDR, da Rádio de Frankfurt e da Radio France, a Filarmónica de Bruxelas, entre outras.
Brad Lubman é fundador e co director artístico e musical do Ensemble Signal, de Nova Iorque. A sua gravação de Music for 18 Musicians de Steve Reich para a Harmonia Mundi foi premiada com um Diapason d’Or (2015) e figurou na tabela Billboard Classical Crossover. Na Primavera de 2019, dirigiu o ensemble na estreia de Reich/Richter de Steve Reich, no âmbito do projecto Reich Richter Pärt, na inauguração do centro cultural The Shed em Nova Iorque. É professor associado de direcção e ensembles na Eastman School of Music em Rochester (Nova Iorque) e membro do Bang on a Can Summer Institute.
A discografia de Brad Lubman distribui se pelas editoras Harmonia Mundi, Nonesuch, AEON, BMG/RCA, Kairos, Mode, NEOS e Cantaloupe. Em 2017, foi compositor em residência no Festival de Grafenegg (Áustria); as suas composições têm sido tocadas por orquestras prestigiadas como a Filarmónica de Los Angeles e a Tonkünstler na Áustria. Em 2020 estreou uma nova obra escrita para Rudolf Buchbinder no Musikverein de Viena, gravada por Buchbinder para a Deutsche Grammophon.
2021/2022