-
Natural da Indonésia, Adrian Prabava estudou violino na Escola Superior de Música de Detmold e direcção com Eiji Oue na Escola Superior de Música, Teatro e Comunicação de Hanôver. Frequentou também masterclasses com Jorma Panula, que se tornou seu mentor juntamente com Kurt Masur e Bernard Haitink. Entre 2006 e 2008, foi Maestro Residente e Director Musical Associado do Theater & Philharmonie Thüringen (Alemanha), onde foi aclamado pela crítica após a produção da opereta Moscovo, Cheryomushki de Chostakovitch. Apresentou-se ainda na Komische Oper de Berlim (O Morcego e Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny), no Teatro de Bona (Hänsel e Gretel) e no Teatro de Magdeburg (The Turn of the Screw).
Adrian Prabava afirmou-se internacionalmente em 2005, após ganhar o 2º prémio no 49º Concurso Internacional para Jovens Maestros em Besançon. Tornou-se então maestro assistente de Kurt Masur na Orquestra Nacional de França (2006-08) e, posteriormente, o primeiro beneficiário do Fundo Bernard Haitink para Jovens Talentos, em 2007. Nesta qualidade, trabalhou como maestro assistente de Bernard Haitink na Orquestra do Concertgebouw de Amesterdão, até 2010.
Os momentos altos da temporada 2015/16 incluem a estreia com a Sinfónica de Aalborg, Filarmónica de Bremen, Sinfónicas da Islândia, Izmir (Turquia) e Yaroslavl, Filarmónicas de Londres e do Luxemburgo, Sinfónicas do Quebeque e Taiwan e Filarmónica de Erfurt. Regressa à Sinfónica de Antalya (Turquia), Filarmónica de Marselha e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Trabalha ainda em duas grandes produções de ópera: Rusalka de Antonín Dvořák no Konzert Theater em Berna e a reposição de Lohengrin de Richard Wagner no Teatro Nacional Eslovaco em Bratislava.
Nas temporadas recentes estreou-se com várias orquestras: Orquestra de Atenas, Orquestra de Brandeburgo, Orquestra Estatal de Frankfurt/Oder, Filarmónica da Rádio Alemã de Saarbrücken Kaiserslautern, Filarmónica Alemã da Renânia em Pfalz, Festival Strings Lucerne, Het Gelders Orkest (Países Baixos), Orquestra do Concertgebouw, Filarmónica de Joanesburgo, Sinfónica de Kristiansand (Noruega), Mecklenburgische Staatskapelle de Schwerin (Alemanha), Filarmónicas da Rádio NDR de Hanôver e dos Países Baixos, Orquestra de Paris, Orquestra Nacional de França, Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse, Filarmónicas de Marselha e de Estrasburgo, Sinfónica do Principado das Astúrias, Filarmónica de Oslo, Sinfónica Presidencial da Turquia, Filarmónica da Renânia em Koblenz, Orquestra Nacional Real Escocesa, Sinfónica da Rádio de Berlim, Sinfónica da Basileia e Stavanger, Orquestra do Sudoeste Alemão em Konstanz, Sinfónica Tirolesa de Innsbruck, Sinfónica de Trondheim e Filarmónica de Württemberg em Reutlingen (Alemanha).
2016
-
Obras relacionadas
-
-
Ordernar por
-
- more
-
-
- Ver & Ouvir
-
- Documentos
- Documentos associados
-
- Download
- Programa de sala - Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música - 13 fev 2016
- PDF / 168,4Kb
-
Obras de Sergei Prokofieff/Frank Strobel.