-
A Banda Marcial da Foz do Douro – Filarmónica do Porto, actualmente Associação de Arte e Beneficência, foi fundada em 1883 pelo Abade José Moura e Joaquim António dos Santos. Apresentou-se em festas, romarias e outros eventos de Norte a Sul do país e em Espanha, tendo actuado em todos os coretos da sua cidade. Fez várias gravações em cassete e CD. Participou no 1º Concurso Nacional de Bandas Civis (1960) e foi galardoada com a Medalha Reconhecimento – Ouro (1983) pela Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Portuenses e com a Medalha de Mérito –¬ Grau Prata (1989) pela Câmara Municipal do Porto.
Em 1995, participou em programas televisivos da RTP como: À Volta do Coreto, concurso a nível nacional, onde se classificou em 3º lugar; Praça da Alegria; Cantares de Amigo; e Filarmónicas nos Coretos dos Jardins Públicos. Colaborou no ensino musical nas escolas primárias da sua freguesia e participou em desfiles de bandas filarmónicas em várias cidades portuguesas. Organizou os Encontros de Bandas Filarmónicas – Cidade do Porto, por onde passaram dezenas de filarmónicas. A Banda Marcial da Foz do Douro possui uma Escola de Música, que lhe permite manter o seu nível artístico. Dedicou os 132 anos da sua existência ao ensino gratuito e à divulgação da arte musical.
Actualmente, a Banda Marcial da Foz do Douro tem no seu activo cerca de 50 executantes, com a direcção artística de Jorge Macedo desde 2012.
2015