-
Christina Daletska é uma das cantoras mais versáteis da sua geração, com um grande entusiasmo pelo repertório dos séculos XX e XXI.
Em 2013, estreou-se com o Ensemble intercontemporain sob a direcção de Pierre Boulez, em Paris, cantando Gesänge-Gedanken de Philippe Manoury. Apresentou Prometeo de Luigi Nono com a Sinfónica da Rádio SWR, Folk Songs de Berio com a Orquestra de Câmara de Lausanne e An Index of Metals de Romitelli com o BIT20 Ensemble. Em 2017 fez a estreia de Kein Licht de Philippe Manoury, na RuhrTriennale, no Festival Musica de Estrasburgo, na Opéra Comique de Paris e no Grand Théâtre de Luxembourg. Em 2018, estreou-se no Teatro La Fenice, em Veneza, no papel de Rainha Isabel na primeira apresentação de Richard III (Giorgio Battistelli). Recentemente fez também as estreias de Migrants (Georges Aperghis) e de Tagebuch eines Verschollenen (Leoš Janáček’s/Johannes Schöllhorn), ao lado do Ensemble Resonanz e de Emilio Pomàrico, no MaerzMusik de Berlim, na Elbphilharmonie de Hamburgo, na Konzerthaus de Viena, na Philharmonie do Luxemburgo e no Muziekgebouw aan ’t IJ de Amesterdão. Em 2019 cantou na aclamada estreia mundial de Last Call (Michael Pelzel), na Ópera de Zurique.
Tem colaborado com a Orquestra Mozarteum de Salzburgo, a Orquestra de Câmara Mahler, o Balthasar-Neumann Ensemble, a Orquestra Tonhalle de Zurique e a Sinfónica da Rádio Sueca, ao lado de maestros como Daniel Harding, Ivor Bolton, Riccardo Muti, Thomas Hengelbrock, Ingo Metzmacher e Teodor Currentzis, entre outros. Quer em concerto quer em recital, apresentou-se ainda na Tonhalle de Zurique, no Festival de Salzburgo, na Casa da Música e no Festival Beethoven em Bona.
Cantou o seu primeiro papel operático aos 23 anos, como Rosina (O Barbeiro de Sevilha), no Teatro Real de Madrid, a que se seguiram Cherubino (As Bodas de Fígaro) na Ópera de Graz, Lucilla (La scala di seta) na Ópera de Zurique, Mercedes (Carmen) no Festspielhaus Baden-Baden, Zerlina (Don Giovanni) na Ópera Nacional de Lyon e Angelina (La Cenerentola) no Konzert Theater Bern.
Christina Daletska nasceu em 1984, em Lemberg (Ucrânia). Fala sete línguas e foi nomeada Embaixadora da Amnistia Internacional, devido ao seu activismo na defesa dos direitos humanos.
2020/21