-
Rafael Fingerlos nasceu em Salzburgo e concluiu o Mestrado em Canto no Conservatório de Viena. Em 2015, participou no Festival para Jovens Cantores de Salzburgo e, no ano seguinte, regressou para interpretar Pablo na estreia mundial da obra The Exterminating Angel de Thomas Adès. Estreou-se na Semperoper Dresden em 2016, como Pagageno, e na mesma temporada tornou-se membro do ensemble da Ópera de Viena, onde continuou até ao final da temporada 2019/20. Entretanto estreou-se também no Festival de Bregenz (Moralès em Carmen, 2017) e no Teatro Real de Madrid (Die Soldaten de Zimmermann, 2018).
Em 2018/19 foi Arlequim em Ariadne auf Naxos, em Dresden, numa produção dirigida por Christian Thielemann; no ano seguinte interpretou Demetrius numa nova produção de Sonho de uma Noite de Verão, na Ópera de Viena, e papéis como Papageno, Belcore e Dr. Falke.
Os recitais ocupam um lugar fundamental na vida artística de Rafael Fingerlos. Apresentou-se em festivais austríacos e internacionais como Schubertiaden i Roskilde (Dinamarca), Festival de Música de Câmara de Utrecht (Holanda), Znojmo e Kutna Hora (República Checa), Schleswig-Holstein e Schumann Fest (Alemanha) e Lucerna (Suíça). Cantou em Viena (Musikverein e Konzerthaus), Salzburgo (Mozarteum), Londres, Milão, Haia, nas Óperas de Colónia e Nice e no Teatro Nacional de Zagreb.
O seu repertório inclui inúmeras cantatas, oratórias e missas: cantou A Criação com a Insula Orchestra e o Accentus Choir, sob a direcção de L. Equilbey, em festivais franceses e alemães. Gravou quatro CD com lieder a solo, todos aclamados pela crítica. O último foi dedicado a árias de Mozart, acompanhado pela Mozarteum Orchestra com direcção de Leopold Hager.