-
Markus Hinterhäuser nasceu em La Spezia (Itália). Estudou piano na Academia de Música de Viena e na Mozarteum de Salzburgo, frequentando masterclasses com Elisabeth Leonskaja e Oleg Maisenberg.
Enquanto pianista, Markus Hinterhäuser tocou a solo e em música de câmara em algumas das melhores salas de concerto e festivais internacionais, incluindo o Musikverein e a Konzerthaus de Viena, Carnegie Hall em Nova Iorque e La Scala de Milão. Apresentou-se nos festivais de Salzburgo e Lucerna, Wien Modern, Festival d’Automne, Holland Festival e Berliner Festspiele. No domínio da interpretação de Lied, mantém uma longa colaboração com Brigitte Fassbaender.
Nos últimos anos, Markus Hinterhäuser tem vindo a focar a sua atenção na interpretação de música contemporânea, especialmente na obra de Luigi Nono, Karlheinz Stockhausen, Morton Feldman e György Ligeti. Além de diversas gravações para rádio e televisão, gravou a obra completa para piano de Schoenberg, Berg e Webern, bem como composições de Morton Feldman, Luigi Nono, Giacinto Scelsi, Galina Ustvolskaia e John Cage.
Tem colaborado recentemente em peças de teatro encenadas por Christoph Marthaler, Johan Simons e Klaus Michael Grüber, incluindo a produção para o Wiener Festwochen de Schutz vor der Zukunft de Christoph Marthaler (apresentada em 2005 e 2006, com convites para apresentações internacionais) e a produção de Klaus Michael Grüber de Diary of One Who Disappeared de Janáček, em 2005.
Na qualidade de gestor cultural, Markus Hinterhäuser ganhou reconhecimento internacional enquanto co-fundador e director artístico – juntamente com Tomas Zierhofer-Kin – do evento Zeitfluss, apresentado entre 1993 e 2001 no âmbito do Festival de Salzburgo. No Wiener Festwochen, Hinterhäuser e Zierhofer-Kin fundaram e dirigiram a série Zeit-Zone, incluída no programa deste festival entre 2002 e 2004. De 2006 a 2010, foi responsável pela programação do Festival de Salzburgo, seguindo-se o mandato de Director Artístico em 2011. Nesse ano foi nomeado Director Artístico do Wiener Festwochen para o período 2014-2016. Em 2017, assume a Direcção Artística do Festival de Salzburgo.
2016
-
Obras relacionadas
-
-
Ordernar por
-
- more
-