-
O violinista britânico Martyn Jackson foi aclamado pelo The Berliner Morgenpost como “um músico sensível, de interpretações apaixonadas e entusiasmantes” e “um músico de grande intensidade… uma marca invulgar para um jovem violinista” pelo The Strad. A lendária violinista Ida Haendel descreveu-o como “um dos mais talentosos violinistas que alguma vez encontrei.”
Apresentou-se a solo e integrado em ensembles de música de câmara no Wigmore Hall, Bridgewater Hall, Musikverein, Konzerthaus de Berlim, Queen Elisabeth Hall, Gasteig Philharmonie, Purcell Room e King’s Place. Tocou a solo com a Hallé Orchestra, Sinfónica de Berlim, Northern Chamber Orchestra, Melos Sinfonia, Southbank Sinfonia e Berliner Capella.
Integrou grupos de música de câmara com elementos da Filarmónica de Berlim e colaborou com músicos como Henri Demarquette, Martin Roscoe, Peter Donohoe, Guy Johnston, Valeriy Sokolov e Natalie Clein.
Além dos concertos a solo, Martyn Jackson é um entusiasta da música de câmara. Actualmente é líder do Allegri Quartet e membro fundador do Cavaleri Quartet. Esta última formação venceu o 2.º Prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara de Osaka, em 2014, e realizou uma residência artística na Universidade de Oxford.
Martyn Jackson recebeu o Prémio Emily Anderson atribuído pela Royal Philharmonic Society e, juntamente com a violetista Ann Beilby, foi o vencedor da Royal Overseas League Competition Ensemble Award. Foi concertino assistente da Sinfónica de Londres, Philharmonia, Sinfónica Escocesa da BBC e é actualmente concertino da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Em 2008, Martyn Jackson participou juntamente com o prestigiado violinista e maestro Shlomo Mintz num documentário sobre o Holocausto, Amnon’s Journey, um filme que retrata a relação intrincada entre músicos e os seus instrumentos, enquanto dá voz a uma geração perdida. Teve concertos transmitidos ao vivo pela BBC Radio 3, Bayerischer Rundfunk, Suisse Romande Television et Radio, Suddeutsches Radio e pelo canal de televisão BBC 4.
Martyn Jackson estudou Hochschule für Musik “Hanns Eisler”, em Berlim, com Stephan Picard e foi bolseiro no Royal College of Music, onde estudou com Itzhak Rashkovsky. Recebeu os conselhos e orientação de Zakhar Bron e Ana Chumachenco. É graduado da Juillaird School. Frequenta com regularidade o Seminário Internacional de Músicos (Prussia Cove) e é formador no Keshet Eilon International Mastercourse e no Encuentro de Música y Academia de Santander.
2020/21