-
Daniel Moreira é doutorado (PhD) em Composição Musical (King’s College, Londres; 2017), com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia; mestre em Composição e Teoria Musical (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo; 2010); e licenciado em Economia (Faculdade de Economia do Porto; 2006).
Em 2009, foi Jovem Compositor em Residência na Casa da Música. Desde então, têm-lhe sido regularmente encomendadas novas obras e arranjos (Casa da Música, Festival Musica Strasbourg, European Concert Hall Organisation — ECHO, Chester & Novello, Banda Sinfónica Portuguesa, Antena 2/RDP, Movimento Patrimonial para a Música Portuguesa, Papaveronoir Filmes, Programa “Criatório”). A sua música abarca múltiplos géneros — da música orquestral à de câmara —, com uma especial ênfase, mais recentemente, em música coral, ópera, música para filme e música em que interagem instrumentos acústicos e electrónica.
Daniel Moreira é professor de análise, composição e estética na ESMAE-P.Porto (2009-), tendo também leccionado na Universidade do Minho (2017-19) e, como professor visitante, no Projecto Xiquitsi em Maputo (2015-17). É investigador integrado no CEIS20-U.Coimbra (2020-), apresentando regularmente o seu trabalho — centrado em música do século XX e XXI — em conferências nacionais e internacionais. Tem um artigo publicado sobre a música de Webern (Revista Portuguesa de Musicologia, 2016) e dois sobre a música de Bernard Herrmann para os filmes de Hitchcock (Music Analysis, 2021; Journal of Film Music, no prelo), estando actualmente a preparar outros trabalhos sobre a música dos Radiohead e sobre a ideia de musicalidade nos filmes de David Lynch.
2022