-
Nascido em Liverpool, Nicholas Mulroy estudou no Clara College (Cambridge) e na Royal Academy of Music (Londres). Cantou nos principais teatros de ópera, festivais e salas de concerto, incluindo o Carnegie Hall (Nova Iorque), o Festival de Salzburgo, os BBC Proms e o Symphony Hall de Boston. Trabalhou com maestros como John Eliot Gardiner, Jordi Savall, John Butt, Lars-Ulrik Mortensen, Marc Minkowski, Mark Elder, Paul McCreesh e Laurence Cummings, e agrupamentos como a Filarmónica da BBC, a Orchestra of the Age of Enlightenment, a Orquestra Barroca de Wroclaw, a Orquestra Nacional Escocesa, a Handel and Haydn Society, a Auckland Philharmonia, a Sinfónica de Melbourne, o Coro de Câmara dos Países Baixos, o Concerto Copenhagen, a Bachakademie Stuttgart, a Britten Sinfonia e as Sinfónicas Hallé e de Roterdão. Foi nomeado director associado do Dunedin Consort em Novembro de 2020.
É especialmente reconhecido pelas suas interpretações de repertório barroco. Destacam-se as suas interpretações de Evangelista nas Paixões de Bach (Paixão segundo S. João nos Proms, Royal Albert Hall; Paixão segundo S. Mateus, transmitida em directo pela Rádio BBC; Oratória de Natal em digressão na Austrália, com a Orquestra de Câmara Australiana). Cantou obras de Bach e Schütz no Festival Internacional de Edimburgo e as Vésperas de Monteverdi nos EUA e na Europa.
Nos palcos de ópera, interpretou os papéis de Prèmiere Parque em Hippolyte et Aricie de Rameau, com Emmanuelle Haïm no Teatro do Capitólio de Toulouse e na Ópera Nacional de Paris; Dardanus de Rameau, com Emmanuelle Haïm em Lille, Caen e Dijon; The Fairy Queen com a Ópera Real Dinamarquesa; e Septimius em Theodora de Händel com Trevor Pinnock. Estreou-se com Noivado no Mosteiro de Prokofieff em Glyndebourne, sob a direcção de Jurowski, e cantou L’incoronazione di Poppea em Lille e Dijon, no âmbito do projecto Glyndebourne on Tour.
Da vasta e premiada discografia de Nicholas Mulroy destaca-se um Gramophone pela gravação do Messias. Para a etiqueta Linn, gravou os papéis de Evangelista nas Paixões segundo S. Mateus e S. João, Acis em Acis and Galatea, com John Butt e o Dunedin Consort; as Vésperas de Monteverdi com o King’s Consort (Hyperion) e com Edward Higginbottom; e a Paixão segundo S. João com o coro Polyphony dirigido por Stephen Layton (Hyperion). Gravou a inesquecível ópera-tango María de Buenos Aires com o Mr McFall’s Chamber e Victor Villena (bandoneón), para a editora Delphian.
2021