-
Iris Oja é uma cantora freelancer natural da Estónia. Estudou canto na Academia de Música da Estónia com Taru Valjakka e Ivo Kuusk, depois de estudar também piano e direcção coral. Interessa-se por todos os estilos mas particularmente pela música contemporânea. Tem estreado e gravado obras de muitos compositores estonianos que lhe têm dedicado as suas composições.
É membro do Resonabilis, ensemble de música contemporânea com uma combinação única de voz, flauta, violoncelo e kannel (instrumento típico da Estónia). Devido à sua sonoridade singular, o ensemble encomenda a maior parte da música que interpreta e alarga o seu repertório através da estreita colaboração com compositores.
Enquanto cantora freelancer, Iris Oja tem colaborado com diferentes ensembles vocais, instrumentais e coros (Theatre of Voices, Coro Filarmónico de Câmara da Estónia, ensemble U e Remix Ensemble, entre outros) e no duo de jazz UMA. É maestrina co-repetidora e coralista do Coro Casa da Música, dirigido por Paul Hillier.
Iris Oja continua a estender o seu repertório em todas as direcções – cantando desde música antiga até à contemporânea, da música de câmara à ópera. Cantou em bandas sonoras de filmes de animação estonianos e gravou diversos CDs a solo, tendo ainda participado em numerosas gravações corais, a mais recente das quais com música de Galina Grigorjeva.
2016