-
Nuno Silva clarinete soprano
Rui Martins clarinete soprano
Joaquim Ribeiro clarinete soprano e requinta
Luís Gomes clarinete baixo
Luís Cascão percussão
Premiado por diversas vezes (1os Prémios no Prémio Jovens Músicos, no Concurso da Juventude Musical Portuguesa e no Concurso Jovens Criadores; 2º Prémio de Música Erudita no Concurso Cultura e Desenvolvimento), o Quarteto de Clarinetes de Lisboa tem desenvolvido uma actividade artística e pedagógica regular em Portugal e no estrangeiro, desde 1988. Colabora com instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Palácio de Queluz, os Teatros S. Luiz e S. Carlos, o Museu Malhoa, a Juventude Musical Portuguesa, a RTP, a Rádio Nacional de Espanha, a Metropolitana, o Instituto Franco-Português, o Instituto Cervantes, o Clube Português de Artes e Ideias, a Federação Nacional das Associações de Pais e Alunos dos Conservatórios e Escolas de Música de França, etc. Participou na Promenade Ibérica, nos Festivais Internacionais do Estoril e de Castelo Branco, na Mostra Nacional de Música de Câmara (Catalunha, 1988 e 1989), nas Orchestrades Europeènnes de Brive (1989 e 1996), no Festival UNESCO (Paris, 1990), na Bienal Internacional de Turim (1998) e no I Encontro Nacional de clarinete de Espanha (Conservatório Superior de Música de Madrid, 2003).
Em 1996 foi convidado a realizar concertos e uma masterclass em Brive (França) e, a convite da RDP, foi representante de Portugal no concurso promovido pela União Europeia de Radiodifusão. Tem actuado regularmente em Espanha, obtendo assinalável êxito em Madrid, Barcelona, Salamanca e Valência, onde foi acompanhado pela Banda Municipal de Llanera de Ranes. É regularmente convidado a actuar no Congresso Mundial do Clarinete (Atlanta, 2006; Vancouver, 2007; Porto, 2009; Los Angeles, 2011; Assis, 2013; Madrid, 2015; Orlando, 2017). Em 2008 apresentou-se no Festival de Música de Gent (Bélgica). Em 2009, apresentou-se pela 1ª vez no Brasil, no VIII Encontro de Clarinetistas Brasileiros, recebendo então vários convites para regressar. No mesmo ano actuou com assinalável êxito no IV Encontro Nacional de Clarinetes de Espanha (Real Conservatório de Música de Madrid).
O Quarteto de Clarinetes de Lisboa alargou o seu elenco em 2009, passando desde então a contar com um percussionista. O Quarteto e os seus membros são artistas D’Addario Woodwinds.
Este ano, o Quarteto de Clarinetes de Lisboa celebra 30 anos. Para celebrar este aniversário actua um pouco por todo o país, sendo de realçar os concertos com a Banda Sinfónica Portuguesa e a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, bem como a actuação no ICA ClarinetFest 2018 (Ostend, Bélgica, 6 a 11 de Julho).
2018