-
A soprano norte-americana Linda Watson tem cantado nas principais casas de ópera do mundo, tais como a Ópera Alemã de Berlim, Teatro Real de Madrid, Teatro del Liceu em Barcelona, La Scala de Milão, Ópera Holandesa em Amesterdão, Tóquio, Ópera Nacional de Paris, Ópera de Viena e Metropolitan de Nova Iorque. Colaborou com maestros de renome como Abbado, Mehta, Levine, Gergiev, Thielemann, Pappano, Gatti, Salonen e Nagano.
Iniciou a carreira como meio-soprano no Teatro Aarchen em 1995 tornou-se membro da Ópera de Leipzig, onde interpretou os papéis de Vénus (Tannhäuser) e Brangäne (Tristão e Isolda), entre outros. Enquanto soprano, o seu primeiro papel foi como Sieglinde (A Valquíria), em Essen. Integrou depois a Ópera Alemã do Reno, onde desempenhou papéis como Leonore, Ortrud, Kundry, Feldmarschallin, Fäberin, Elektra e o papel principal em Ariadne auf Naxos (Ariadne).
Após o sucesso da sua primeira interpretação como Brünhilde (A Valquíria) em Tóquio, foi convidada para retomar o papel na Ópera Nacional de Washington, Ópera Alemã de Berlim, Ópera Holandesa em Amesterdão, Téâtre du Châtelet em Paris, Festival de Bayreuth e Metropolitan Opera em Nova Iorque. As apresentações em temporadas mais recentes incluem Leonore e Isolda com a orquestra da Ópera de Baviera no Japão, Isolda na Ópera de Viena, Elektra na Festspielhaus de Baden-Baden e em Buenos Aires, Sieglinde (A Valquíria) no Teatro del Liceu em Barcelona, Parsifal na Ópera de Seattle e a integral d’O Anel do Nibelungo na Ópera de Los Angeles, Ópera de Hamburgo e Festival de Bayreuth. Recentemente, em Sevilha, interpretou Brünnhilde em O Crepúsculo dos Deuses.
Em 2014, Linda Watson foi nomeada para o Grammy de Solista Principal pela participação na gravação d’O Anel, com o maestro Christian Thielemann.
Entre os seus compromissos futuros inclui-se a interpretação de Ariadne em Düsseldorf, O Anel do Nibelungo em Viena, Siegfried em Tóquio e Elektra em Hamburgo.
2015
-
Obras relacionadas
-
-
Ordernar por
-
- more
-