Error loading MacroEngine script (file: artista-header.cshtml)
  • 1. Adagio molto – Allegro con brio

    2. Larghetto

    3. Scherzo: Allegro

    4. Allegro molto

    As críticas da época não foram particularmente claras em relação à 2ª Sinfonia de Beethoven. Um autor caracterizou a obra como “um monstro mal desbastado, um dragão traspassado, que indomável se debate e não quer morrer”, enquanto outro descreveu a sua reacção da seguinte forma: “depois de ser penetrada por uma doce melancolia, a alma é repentinamente dilacerada por uma amálgama de acordes bárbaros. Sugeriu-me a visão de pombas e crocodilos no mesmo compartimento”. Esta perplexidade na recepção da obra sugere que Beethoven já havia enveredado por opções composicionais vistas como arrojadas para o seu tempo nesta fase. A composição desta Sinfonia, estreada em Viena em Abril de 1803 sob direcção de Beethoven, coincidiu também com uma fase difícil na vida pessoal do compositor. Já em 1801, Beethoven havia confessado em carta a um amigo que estava a perder a audição, e a constatação dessa limitação trágica leva-o a escrever aos irmãos, em Outubro de 1802, uma carta que nunca enviou, e que é conhecida pela designação de Testamento de Heiligenstadt, onde manifesta o seu desespero e assume a vontade de superar este infortúnio. A partir desta altura, Beethoven começa gradualmente a afastar-se de tarefas performativas e a focar-se na composição.

    Não obstante o sofrimento experienciado pelo compositor neste período, no carácter da 2ª Sinfonia predomina o brilhantismo e um marcado sentido de humor. A influência de Haydn também está presente, tanto na escolha da combinação de naipes orquestrais como na opção por uma estrutura em 4 andamentos, com uma introdução lenta e um rondó como último andamento.

    A introdução (Adagio molto) apresenta contrastes marcantes, tanto no diálogo entre cordas e sopros como entre texturas de acordes e ritmos pontuados e o material melódico que lhes é intercalado. A introdução prossegue sem interrupção para o Allegro con brio, que apresenta o tema principal nos violoncelos e contrabaixos, em vez de optar pelos violinos, a solução mais convencional. O segundo tema principal também não segue a opção mais frequente neste contexto, que seria um tema de natureza lírica; este tema, de ritmo pontuado e carácter enérgico, dá relevo aos clarinetes, fagotes e a um reforço rítmico pelas trompas que confere uma cor particular a esta secção, em contraste com secções onde as cordas se evidenciam. Os instrumentos de sopro de madeira, nomeadamente os clarinetes e fagotes, estão também em evidência no 2º andamento, Larghetto, de carácter gracioso, recorrendo a figuras de acompanhamento variadas, desde figuração rápida até notas repetidas obsessivamente e que formam um tapete sonoro para o material melódico. O Scherzo joga também com os contrastes entre forte e piano, contrapondo motivos em staccato (notas destacadas) e motivos de pendor mais melódico. Uma secção central designada de Trio marca a sua distinção ao iniciar-se por um leque reduzido e mais intimista de instrumentos (oboé, clarinete, trompa). Finalmente, o Allegro molto é caracterizado por contrastes dinâmicos quase explosivos; tanto este aspecto como o próprio desenho melódico dos temas contribuem para uma percepção de vivacidade e humor.

     


    Helena Marinho, 2015 

x
A Fundação Casa da Música usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. A Fundação pode também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras. Para obter mais informações ou alterar as suas preferências, prima o botão "Política de Privacidade" abaixo.

Para obter mais informações sobre cookies e o processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e Cookies.
A qualquer altura pode alterar as suas definições de cookies através do link na parte inferior da página.

ACEITAR COOKIES POLÍTICA DE PRIVACIDADE