-
Natural de Salerno, Itália, Vincenzo Capezzuto diplomou-se na escola de bailado da Ópera de San Carlo em 1997. Tendo sido convidado a integrar a companhia desse teatro, apresentou-se como bailarino principal em muitas peças desde o repertório clássico ao neoclássico, coreografadas por George Balanchine, Roland Petit, Auguste Bournonville, Rudolf Nureyev, Derek Deane, Frederik Ashton, Mauro Bigonzetti, Nikita Dimtrievsky, Nanette Glushak e Fabrizio Monteverde.
Trabalhou com a Companhia Nacional de Bailado inglesa e integrou o Ballet Argentino dirigido por Julio Bocca, como bailarino principal, apresentando-se por todo o mundo. Foi convidado pelo coreógrafo Mauro Bigonzetti para incorporar a companhia Aterballetto, actualmente dirigida por Cristina Bozzolini. Em 2000, conquistou o prémio Leonide-Massine para jovem talento de bailado, e em 2005 o prémio Roscigno como melhor bailarino do ano. Em 2006 recebeu o prémio TOYP na categoria de Cultura, e em 2010 o prémio Giglio D’Oro pela sua versatilidade.
Vincenzo Capezzuto é director artístico da Gala Internacional de Dança Ballerini del mondo danzano a Salerno, que se tornou um dos eventos de dança mais importantes em Itália. Aí se apresentam muitas estrelas do bailado internacional e se realizam estreias mundiais de coreografias.
Além de ser bailarino, Vincenzo Capezzuto é também cantor. Trabalhou simultaneamente em ambas as vertentes com Guido Morini e o Accordone Ensemble, e com Marco Beasley no espectáculo The Temptation of the Evil no Mozarteum Theater no âmbito do Festival de Música de Salzburgo. Apresenta-se também com o agrupamento L’Arpeggiata dirigido por Christina Pluhar, tendo participado na sua gravação mais recente, Via Crucis.
-
Repertoire
-
-
Ordernar por
-
- more
-