-
O compositor Harrison Birtwistle nasceu no norte de Inglaterra, em 1934, e estudou clarinete e composição no Royal Manchester College of Music, estabelecendo contacto com figuras de grande talento como Peter Maxwell Davies, Alexander Goehr, John Ogdon e Elgar Howarth. A partir de 1965 passou a dedicar-se exclusivamente à composição, e em Princeton completou a ópera Punch and Judy. Juntamente com Verses for Ensembles e The Triumph of Time, esta obra tornou Birtwistle uma personalidade central da música britânica. Algumas das suas obras mais marcantes foram a monumental tragédia lírica The Mask of Orpheus, encenada pela English National Opera em 1986, as peças para ensemble Secret Theatre, Silbury Air e Carmen Arcadiae Mechanicae Perpetuum, as óperas Gawain e The Second Mrs Kong, os concertos Endless Parade para trompete e Antiphonies para piano, e a peça para orquestra Earth Dances. Mais recentemente, na última década, destacam-se a ópera The Minotaur, a obra de teatro musical The Corridor e o Concerto para violino.
A música de Birtwistle tem atraído maestros de prestígio internacional como Boulez, Barenboim, Howarth, Dohnányi, Knussen, Rattle, Eötvös e Welser-Möst. Recebe encomendas das grandes instituições musicais e a sua obra é interpretada nos principais festivais e ciclos de concertos, tais como BBC Proms, Salzburger Festspiele, Glyndebourne, Holland Festival, Festival de Lucerna, New Music de Estocolmo, Wien Modern, Wittener Tage, South Bank Centre em Londres, Konzerthaus em Viena e Settembre Musica em Turim e Milão.
Birtwistle foi homenageado com os Prémios Grawemeyer (1968) e Siemens (1995), é Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (1986), Knighthood (1988) e Companion of Honour (2001). É Director de Composição na Royal Academy of Music em Londres.
Gravações das suas obras estão editadas pela Decca, Philips, Deutsche Grammophon, Teldec, Black Box, NMC, CPO e Soundcircus, e as suas partituras são publicadas pela Boosey & Hawkes.
Em 2014 Birtwistle comemora o seu 80º aniversário com um ciclo de concertos no Barbican, Londres, um novo concerto para piano apresentado em vários países e uma selecção de novas gravações.
Biografia gentilmente cedida por Boosey & Hawkes, 2014