-
Clarinetista, maestro e compositor, Luís Carvalho tem-se destacado como um dos mais versáteis músicos portugueses da sua geração.
Apresentou-se como solista e/ou recitalista em concertos um pouco por todo o mundo, estreando obras suas e de compositores da sua geração portugueses e estrangeiros, sendo dedicatário de várias obras.
Estudou clarinete e composição no Porto (com António Saiote e Fernando C. Lapa, respectivamente), onde lhe foi atribuído o “Prémio para o Melhor Aluno do Curso” (1994), e direcção de orquestra em Milão, S. Petersburgo e Madrid, com Jorma Panula e Jesus López-Cóbos. Especializou-se em direcção de música contemporânea com Arturo Tamayo, e frequentou workshops e palestras com compositores de renome como Luis de Pablo (Espanha) e Magnus Lindberg (Finlândia). Galardoado em diversos concursos, destacam-se os prémios obtidos no “Concurso de Interpretação do Estoril” (2001) e no “4º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim” (2009). Foi ainda vencedor da “Audição para Jovens Maestros” organizada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (2010), e, mais recentemente (2012), nomeado para o Prémio Autores da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores). Em 2013 foi distinguido pelo jornal nortenho “Audiência” com o Troféu Prestígio, pela sua carreira dedicada à música. Dirige regularmente várias das orquestras portuguesas mais importantes (Lisboa, Porto, Aveiro, Faro, Castelo Branco, Madeira, etc.) e no estrangeiro apresentou-se com agrupamentos da Rússia, Itália, Hungria, Espanha e Finlândia. É fundador e director artístico/musical da Camerata Nov’Arte (Porto), com a qual tem desenvolvido projectos artísticos alternativos, incluindo uma muito bem-sucedida digressão ao Brasil (2013). Igualmente reconhecido como compositor, as suas obras têm sido apresentadas em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Venezuela e Brasil, por intérpretes e agrupamentos de renome, nacionais e estrangeiros. Aparece em cerca de uma vintena de CD’s como clarinetista, maestro ou compositor, e em etiquetas como Numérica, Casa Da Música, Afinaudio ou Public Art.
É docente da Universidade de Aveiro.
2016