-
Peter Eötvös é uma das figuras mais influentes da cena musical internacional contemporânea. Começou a compor com apenas 5 anos, cresceu em Budapeste e teve aulas de composição na prestigiada Academia Liszt (Hungria). Prosseguiu os estudos em Colónia, sob orientação de B. A. Zimmermann, e teve a oportunidade de trabalhar com Karlheinz Stockhausen. A sua carreira internacional levou-o a muitos países, entre os quais Japão, Alemanha, França, Holanda e Estados Unidos da América.
Director musical do Ensemble intercontemporain durante mais de uma década, Peter Eötvös colaborou pessoalmente com alguns dos compositores mais importantes do nosso tempo. A sua música é programada regularmente por orquestras, ensembles de música contemporânea e festivais de todo o mundo.
Nos últimos anos, tem recebido encomendas de peças orquestrais para agrupamentos como a Orquestra Real do Concertgebouw, a Orquestra NDR da Elbphilharmonie, a Sinfónica de Nova Iorque, as Filarmónicas de Berlim, Londres, Seul e Viena, entre outras. A sua sensibilidade política e social inspirou-o a escrever obras como: Alle vittime senza nome, Oratorium balbulum, The Golden Dragon e Angels in America.
As suas óperas têm sido encomendadas por algumas das mais prestigiadas instituições musicais como a Ópera de Lyon, o Théâtre du Châtelet (Paris), a Ópera da Bavária, o Festival de Glyndebourne e a Ópera de Frankfurt. Não são apenas os temas das suas óperas que se reflectem como actuais, mas Eötvös utiliza frequentemente textos contemporâneos como fonte para os seus libretos. Actualmente trabalha em duas óperas encomendadas pelas Óperas de Berlim e da Hungria.
2022
-
- Ver & Ouvir
-
- Documentos
- Documentos associados