-
Fundado por Pierre Boulez em 1976 com o apoio de Michel Guy, então Secretário de Estado da Cultura, e a colaboração de Nicholas Snowman, o Ensemble intercontemporain reúne 31 solistas que partilham a mesma paixão pela música escrita desde o século XX até aos nossos dias.
Formando um grupo permanente, participam em missões de difusão, transmissão e criação de acordo com os estatutos do Ensemble. Sob a actual direcção de Susanna Mälkki, contribuem, sob a alçada de compositores, para a exploração de novas técnicas instrumentais e em projectos que juntam a música à dança, ao teatro, ao cinema, ao vídeo e às artes plásticas.
Cada ano, o Ensemble intercontemporain encomenda e estreia obras novas, as quais enriquecem o seu repertório e se juntam às obras‐primas do século XX. Em colaboração com o Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (IRCAM), o Ensemble intercontemporain participa em projectos que incluem novas técnicas de geração do som.
Os espectáculos musicais para jovens, as actividades de formação para jovens instrumentistas, maestros e compositores, bem como diferentes acções de sensibilização do público, traduzem o empenho profundo e reconhecido internacionalmente no serviço de transmissão e educação musical. Desde 2004, os solistas do Ensemble participam enquanto tutores na Academia do Festival de Lucerna, sessão anual de formação para jovens instrumentistas, maestros e compositores de todo o mundo que dura várias semanas.
Agrupamento em residência na Cité de la musique (Paris) desde 1995, o Ensemble apresenta‐se publicamente e grava em estúdios de França e de todo o mundo, sendo convidado regular dos mais prestigiados festivais internacionais. Financiado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação, o Ensemble conta igualmente com o apoio da Cidade de Paris.
2012
-
Obras relacionadas
-
-
Ordernar por
-
- more
-