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  • Ana Maria Liberal é doutorada em História da Música, com distinção e louvor, pela Universidade de Santiago de Compostela. É licenciada em Engenharia Civil, diplomada com o Curso Superior de Piano e Mestre em Ensino da Música.

    É professora adjunta na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Politécnico do Porto (ESMAE — P.PORTO) e investigadora associada e vice-coordenadora do Pólo CESEM — P.PORTO do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), com sede na Universidade Nova de Lisboa. É, ainda, membro do grupo de investigação “Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais”, sedeado na Universidade Federal de Pelotas (UPel), do Caravelas — Grupo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, estabelecido na FCSH — Universidade Nova de Lisboa, e do Grupo Organistrum, sedeado na Universidade de Santiago de Compostela. Tem participado em múltiplos colóquios e eventos científicos em Portugal, no Brasil e em diversos países europeus. Os seus interesses de investigação centram-se na música portuguesa do século XIX e primeira metade do século XX, em especial sobre a cidade do Porto, bem como nas relações musicais ente Portugal e o Brasil na Bélle Époque. É autora do livro Club Portuense. Catálogo do Espólio Musical (Club Portuense, 2007) e co-­autora dos três volumes de Casas da Música no Porto: para a história da cidade (Fundação Casa da Música, 2009-­2011). Em 2020, contribuiu com o capítulo “A sala de concertos do Romantismo” para o livro O velho teatro de S. João (1798-1908): Teatro e música no Porto do longo século XIX, publicado pelas Edições Afrontamento.

    Entre 2008 e 2017 assinou a rubrica “Estórias do Porto Musical” na revista O Tripeiro. Desde 2009, colabora regularmente com a Casa da Música na realização de palestras pré concerto e concertos comentados, bem como na redacção de programas de sala.


    2022

  • Artigos
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